Gildenor Almeida

Música

FORMATO MP3 É OFICIALMENTE ENCERRADO POR DONOS DA PATENTE

Publicado às 15/05/17 16h38         444

               O detentor dos direitos do formato de codificação de áudio digital MP3 terminou oficialmente seu programa de licenciamento, marcando o fim do formato popular que ajudou a revolucionar a indústria de áudio digital e que tem sido usado por mais de duas décadas.

O fim de uma era em áudio digital
O fim de uma era em áudio digital

O Instituto Fraunhofer, que detém os direitos de licenciamento da patente MP3 para desenvolvedores, divulgou uma declaração oficial sobre os motivos da iniciativa. A entidade reconheceu que o MP3 ainda é muito popular no mercado de consumo, mas carece da qualidade do padrão atual da indústria.

A maioria dos serviços de mídia de última geração, como streaming ou TV e rádio, usam modernos codecs ISO-MPEG como a família AAC ou, no futuro, o MPEG-H.

Esses formatos podem oferecer mais recursos e uma melhor qualidade de áudio a taxas de bits muito menores em relação ao MP3 .O padrão atual da indústria é AAC, ou Advanced Audio Coding, que também foi desenvolvido principalmente pelo Instituto Fraunhofer.

Com o programa de licenciamento MP3 encerrado, provavelmente não verá um ressurgimento devido à baixa qualidade do formato.

Como isso vai afetar a indústria da música ainda é uma dúvida que só o tempo pode responder, já que grande parte do público em geral ainda usa MP3. Vamos ver!



Fonte: MIXMAG BRASIL







MAIS NOTÍCIAS


COMENTÁRIO
SOBRE O BLOG

Olá amigos, este é o meu blog, respiro música e ambientes musicais desde minha adolescência e espero contribuir na formação crítica de quem se dispor. Teremos aqui um canal para expor tudo o que é relevante no mundo musical e que influencia tanto no comportamento humano. Venha conosco nessa viagem!



© 2013 - 2017. Todos os direitos reservados - Sistema Sinal Verde de Comunicação