Juliana Medeiros

Reflexões

Como pedir desculpa?!

Publicado às 07/08/17 14h32         2139

É fato! Quando se discute com alguém e as coisas fogem do controle, as partes envolvidas se ofendem e saem magoadas. Depois dos ânimos acalmarem você começa a refletir e vê até onde foi o grau de culpa.

Após a análise, se conclui que você começou a briga e disse coisas horríveis, mesmo da boca pra fora, mas já não há caminhos pra contornar o que foi dito. Uma voz interior diz: pede desculpa e pronto! Mas, não é bem assim... Pedir desculpa vai além de querer resolver aquela situação vivida. É necessário sentir dentro do coração que magoou alguém. Sou dona disso, tenho uma língua incontrolável, quando vejo já sairam todas as insatisfações guardadas e nada de serem tidas dentro de um diálogo maduro.

Só mais uma reflexão: as insatisfações não surgem do nada! São acúmulos de outras situações que você vai relevando e deixando passar, na esperança do outro melhorar por livre e espontânea vontade! Mas, não é assim... Ninguém é perfeito! Às vezes (na maioria) o descontrole é a maneira mais simples, porém não tão eficaz de dizer: ISSO ME INCOMODA E PRESTE ATENÇÃO EM MIM!

O orgulho é um obstáculo que não pode ser ultrapassado porque no seu ponto de vista quem está com razão é você. O outro que errou e lhe ofendeu, quantas chances foram dadas e todas perdidas. E quem é você pra julgar o erro dos outros? Será que não vacilou inúmeras vezes e precisou da chance e do perdão do outro? O pedido de desculpas precisa ser sincero. É restaurar pelo menos uma ponta de afeto daquele que merece as SUAS DESCULPAS! Já aceitar o pedido de desculpas é na mesma linha de raciocínio, precisa ser recebido de coração aberto, e na certeza que as ofensas e os vacilos não vão servir de munição na próxima discussão.

Eu preciso pedir desculpa pra alguém, mas não sei qual estratégia utilizar, no que se refere ao melhor momento! Deixo passar os dias, 01 mês, 01 ano ou a eternidade? Além das hipóteses que passam na minha cabeça, não sei o que pode acontecer... Sendo sincera é difícil pedir algo, imagine desculpas! Além do medo da reação do outro! Foi por isso que escrevi essas pequenas linhas se no caso faltar às palavras certas, este escrito venha a ser utilizado, facilitando assim a comunicação, pois nele estão todas e as mais sinceras intenções!

 







MAIS NOTÍCIAS


COMENTÁRIO
SOBRE O BLOG

Olá! Bem vindo ao meu blog. Sou bacharel em direito e jornalista. Aqui vamos trocar experiências relacionadas ao cotidiano, e reflexões dos mais variados assuntos!



© 2013 - 2017. Todos os direitos reservados - Sistema Sinal Verde de Comunicação