Blog

Vem aí a obrigatoriedade do e-Social! Sua empresa está preparada?

07/07/17h00         4263

O eSocial foi instituído pelo Decreto 6022, de 22 de janeiro de 2007, e é regulado pelo Ato Declaratório 5, de 17 de julho de 2013. Seu objetivo principal é informatizar as informações de trabalhadores. Juntamente com o SPED (Sistema Público de Escrituração Digital), cuja finalidade é escriturar digitalmente todas as funções relacionadas ao trabalhador. Todas as obrigações do empregador serão consolidadas em um único sistema eletrônico.

Informações como folha de pagamento, seguridade social e obrigações fiscais, além de outros dados, deverão ser inseridas no sistema, ou seja, o eSocial vai unificar todas as obrigações trabalhistas, previdenciárias e tributárias. Isto possibilitará que as informações enviadas para diversos sistemas sejam reduzidas, evitando o envio repetitivo e excessivo de informações às agências envolvidas.

Porém, a dúvida é se as empresas estão preparadas para tais mudanças. O setor de Departamento Pessoal e os escritórios de contabilidade terão que enviar as informações, como data de contratação, alteração salarial ou pedido de licença sobre os trabalhadores logo após o evento. Daí, a necessidade de rever os processos entre tais setores, já que são de grande importância a agilidade e precisão no fluxo de trabalho através deste novo sistema.

Segundo o Portal eSocial, “o cronograma de implantação do eSocial prevê a adoção obrigatória do programa, a partir de 1° de janeiro de 2018, para as empresas com faturamento superior a R$ 78 milhões anuais. Já, a partir de 1° de julho de 2018, o eSocial torna-se obrigatório para todas as demais empresas do país”. As fases de testes já iniciaram e as empresas de Tecnologia da Informação já podem testar o programa visando facilitar a administração de informações relacionadas aos trabalhadores.

Portanto, é muito importante que as empresas estejam preparadas para tais mudanças, evitando problemas com os Órgãos Federais, além de ganhar em produtividade e redução de processos.

 

 



Fonte: http://portal.esocial.gov.br/





Veja outras notícias em portalsinalverde.com Curta nossa página no Facebook. Envie informações à Redação do Portal por WhatsApp pelo telefone (99) 98813-0035.

MAIS NOTÍCIAS


COMENTÁRIO



ENQUETE
Funk proibidão pode influenciar na educação de jovens e adultos?



© 2013 - 2018. Todos os direitos reservados - Sistema Sinal Verde de Comunicação