Maranhão

Jornada em Codó vai debater filosofia, ética e politica

05/12/17h12         140

Será realizado entre os dias 6 e 8 de dezembro na Universidade Federal do Maranhão, campus de Codó, a V Jornada Interdisciplinar de Filosofia (JINTERFIL), com o tema "Ética e Política, Gênero, Raça e Diversidade Cultural".

Esta quinta edição consolida o movimento interdisciplinar entre os campus da UFMA, primando por um grande debate sobre a relação fundamental entre Filosofia, Política, Ética, Epistemologia, Arte e Cultura, proporcionando o diálogo profícuo com os demais campos das ciências e com as diversas expressões artísticas do estado.

Durante o evento, serão realizadas três conferências, oito mesas-redondas simultaneamente, cinco minicursos, apresentações na modalidade comunicação oral e programações culturais locais. Com organização multicampus, a V JINTERFIL contará com a presença dos professores Flávia Leite Gomes Santos (UFPA), Jozenilma Lindoso Matos (UFMA), Jéssica Aguiar (IFPI), Francisco Valdério (UEMA), José Assunção Fernandes Leite e Helder Passos (DEFIL-UFMA), Francisco Antônio de Vasconcelos (UESPI), Carla Rocha (IFMA), além dos professores convidados da Universidade Estadual do Pará e da estudante e pesquisadora em Filosofia Inga Kummernuss, da Universität Hildesheim, na Alemanha.

O evento contará, ainda, com a presença do representante discente Antonio Charles Alves, do curso de Estudos Africanos e Afro-Brasileiros, e do professor João de Deus Mendes da Silva, Pró-Reitor de Assistência Estudantil da UFMA. Ambos participarão de uma mesa sobre a Política de Cotas e o ingresso de Pretos e Pardos nas universidades públicas no Brasil. Para Diogo Corrêa, membro da comissão organizadora, a meta é que, neste ano, haja uma efetiva participação dos discentes da UFMA de São Luís e dos demais campi, além dos estudantes do Piauí e profissionais de estados vizinhos.

Os temas da V JINTERFIL serão debatidos durante os cinco minicursos propostos na programação. Haverá um minicurso sobre “A questão da mulher no Sacher-Masoch de Deleuze”, ministrado pelo professor Flavio Luiz de Castro Freitas (UFMA – Pinheiro), outro sobre as “Demandas de um pensamento afro-brasileiro”, pelo professor Francisco Antônio de Vasconcelos (UESPI).

Já o terceiro minicurso será sobre “Filosofia social e política: o orçamento participativo enquanto instituição participativa”, apresentado pelo professor José Henrique Sousa Assai (UFMA – Imperatriz), enquanto que o quarto abordará a “Corporeidade e diversidade cultural”, e será ministrado pelos professores Diogo Silva Corrêa e Lúcio Carlos Dias Oliveira (UFMA – Pinheiro), e por fim, o quinto minicurso, apresentado pela professora Flávia Leite Gomes Santos (UFPA), terá como tema “Liberdade e expressão: um olhar foucaultiano a partir do empoderamento negro de mulheres na comunidade remanescente quilombola de Juçatuba no Maranhão”.

Organizada pelos professores Franciele dos Santos, diretora do campus de Codó, Domingos Ribeiro (UFMA-Codó) e Diogo Corrêa (UFMA-Pinheiro), a ideia da jornada é continuar com a tarefa de proporcionar à comunidade acadêmica da UFMA um grande encontro anual no continente do Maranhão e inovar sempre a programação. “A V Jornada Interdisciplinar de Filosofia é uma iniciativa de amplo significado, sendo relevante a sua atualização, já que detém um forte avanço para a Universidade com relação à formação na filosofia, nas ciências humanas e demais saberes relacionados, obtendo, então, uma boa influência positiva para todo o Maranhão”, destaca Diogo.



Fonte: Ascom





Veja outras notícias em portalsinalverde.com Curta nossa página no Facebook. Envie informações à Redação do Portal por WhatsApp pelo telefone (99) 98813-0035.

MAIS NOTÍCIAS


COMENTÁRIO



ENQUETE
"Mandar nudes" em aplicativos de relacionamentos reforça a ideia de que vale tudo para conquistar alguém?



© 2013 - 2017. Todos os direitos reservados - Sistema Sinal Verde de Comunicação