Cultura

Iphan concede honraria no Maranhão para celebrar os seus 80 anos

06/12/17h31         149

O instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) concede a “Medalha Mário de Andrade” aos maranhenses Jandir Silva Gonçalves, Sérgio Figueiredo Ferretti e Zelinda Machado de Castro Lima; bem como ainda à paraense Stella Regina Soares de Brito. A honraria, instituída para celebrar os 80 anos do Instituto, é concedida às pessoas que tenham prestado serviços de relevância em defesa do patrimônio cultural e artístico brasileiro.

O Iphan é uma das instituições públicas brasileiras mais longevas e a primeira dedicada à preservação do Patrimônio Cultural da América Latina. Em 1987, instituiu o Prêmio Rodrigo Melo Franco de Andrade, que prestigia, em caráter nacional, as ações de preservação do patrimônio cultural brasileiro e, em sua 30ª edição promove homenagens  com a “Medalha Mário de Andrade”.

No Maranhão, a entrega das medalhas acontece nesta quinta-feira (7), no museu da cultura popular maranhense 'Casa de Nhozinho', na Praia Grande, em São Luís.  A solenidade está marcada para iniciar às 10h30 da manhã.

O evento vai contar com a participação de premiados, homenageados e convidados. Bem como ainda, da presidente nacional do IPHAN, Kátia Bogéa, e do superintendente do órgão no Maranhão, Maurício Abreu Itapary.

MARANHENSES HOMENAGEADOS

 

Jandir Silva Gonçalves

Pesquisador de cultura popular. Foi  Superintendente de Cultura Popular da Sectur e diretor da Casa de Nhozinho; é membro da Comissão Maranhense de Folclore.

  Sérgio Figueiredo Ferretti

É antropólogo e museólogo, professor da Universidade Federal do Maranhão (UFMA); é membro da Comissão Maranhense de Folclore.

Zelinda Machado de Castro Lima

Pesquisadora e promotora cultural; autora do livro Rezas, Benzimentos e Orações, dentre outros, sobre peculiaridades maranhenses.



Fonte: Direto da Redação





Veja outras notícias em portalsinalverde.com Curta nossa página no Facebook. Envie informações à Redação do Portal por WhatsApp pelo telefone (99) 98813-0035.

MAIS NOTÍCIAS


COMENTÁRIO



ENQUETE
"Mandar nudes" em aplicativos de relacionamentos reforça a ideia de que vale tudo para conquistar alguém?



© 2013 - 2017. Todos os direitos reservados - Sistema Sinal Verde de Comunicação