Maranhão

“A base de lançamento de Alcântara e o direito das comunidades remanescentes de quilombo” será um dos temas da SBPC 2018

13/06/18h30         95

Reunião discute a 70º SBPC com representantes da Ufal e da Prefeitura de Maceió. Foto: Pei Fon/ Secom Maceió

Considerado o maior evento de divulgação científica da América Latina, a SBPC divulgou a programação científica preliminar da 70ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), que será realizada de 22 a 28 de julho na Universidade Federal de Alagoas (Ufal), em Maceió (AL).  O evento, que celebra os 70 anos de fundação da entidade, terá com o tema “Ciência, Responsabilidade Social e Soberania”.

Com conferências, mesas-redondas, minicursos, encontros, sessões especiais, assembleias, a programação foi preparada com o objetivo de levar aos participantes um panorama amplo do que melhor se faz em ciência hoje no Brasil. Entre os temas que serão debatidos nas conferências, estão “Arboviroses no Brasil”, “Escola sem partido e com religião?”, “Literatura e ciência”, “Panorama da matemática brasileira, perspectivas para o futuro”,  “Questões de gênero e linguagem: teorias e práticas inclusivas”, “Cenário da infância e adolescência no Brasil”, “A química dos inseticidas verdes: riscos, desafios e oportunidades”,  “Mulheres na Ciência”, “O tempo profundo na história do planeta terra e a dança dos continentes”, “Zika e microcefalia”,  entre outros.

Entre alguns dos temas discutidos nas mesas-redondas estão “A base de lançamento de Alcântara e o direito das comunidades remanescentes de quilombo”, “Desafios para a consolidação do modelo das organizações sociais”, “O financiamento da ciência brasileira e as agências de fomento”, “A avaliação da pós-graduação: o lugar das ciências humanas, sociais e sociais aplicadas”, “A importância socioambiental dos rios, estuários e manguezais urbanos: desafios para gestão hídrica”, “O impacto da digitalização na pesquisa e no ensino superior”, A esquistossomose e a transposição do Rio São Francisco, além de outros.

Assim como ocorre em todas as Reuniões Anuais da SBPC, o evento em Maceió tem como um de seus objetivos principais popularizar e valorizar a produção científica nacional e inseri-la no cotidiano dos cidadãos. Também a exemplo dos eventos anteriores, a 70ª Reunião Anual será um importante fórum para a difusão dos avanços da ciência nas diversas áreas do conhecimento e um espaço de debates de políticas públicas para a ciência e tecnologia, especialmente em meses que antecedem as eleições no País.

Minicursos

As matrículas dos minicursos já estão abertas. A edição deste ano da 70ª RA da SBPC trará 43 minicursos, como temas como “Matemática aplicada – uma prática de compromisso social e cidadania”, “Internet das coisas”, “Introdução à linguagem de programação Julia para computação científica”, “Astrofísica na educação básica – a origem dos elementos químicos da tabela periódica”, “Os fundamentos da física estatística e suas aplicações”, “Estresse oxidativo e carbonílico: impactos no dia a dia”, “Manejo, comportamento e saúde de bugios-ruivos”, entre outros. Veja aqui a lista completa dos minicursos oferecidos.

Os minicursos ocorrerão entre os dias 23 e 26 de julho, das 08h às 10h. Cada minicurso tem carga horária de oito horas e para obter o certificado de frequência é preciso ter no mínimo de 75% de presença. Todos eles ocorrerão simultaneamente, por isso, é possível fazer a matrícula em somente um minicurso.

Quem ainda não se inscreveu, poderá fazê-lo pelo link

http://ra.sbpcnet.org.br/maceio/inscricao-e-envio-de-resumo/ . A matrícula em minicurso tem um custo adicional de R$ 10,00.



Fonte: Jornal da Ciência





Veja outras notícias em portalsinalverde.com Curta nossa página no Facebook. Envie informações à Redação do Portal por WhatsApp pelo telefone (99) 98813-0035.

MAIS NOTÍCIAS


COMENTÁRIO



ENQUETE
Os "Memes" que são projetados para o jogador Neymar refletem a insatisfação do desempenho em campo?



© 2013 - 2018. Todos os direitos reservados - Sistema Sinal Verde de Comunicação