Maranhão

Governo leva mensagem de transparência para micro e pequenos empresários em evento do Sebrae

13/06/18h15         148

Na plateia, micro e pequenos empresários, gestores públicos e comunidade acadêmica. (Foto: Divulgação)

Os micro e pequenos empresários, gestores públicos e comunidade acadêmica tiveram a oportunidade de aprofundar os conhecimentos acerca dos aspectos normativos relacionados à transparência administrativa, elementos essenciais para a relação entre setor público e privado.

A experiência foi proporcionada pelo Sebrae através do evento Fomenta realizado no Centro de Convenções Pedro Neiva de Santana com apoio do Governo do Estado que, por meio da Secretaria de Transparência e Controle (STC), levou a palestra Compras governamentais: uma janela de oportunidades.

O Fomenta é um evento executado pelo Sebrae e visa oferecer conhecimento e oportunidades a empresários, agentes públicos e agricultores familiares interessados em vender para o poder público. Durante os dois dias de evento, os participantes tiveram acesso a informações que norteiam as políticas públicas municipais e estaduais, fortalecendo e criando maior geração de renda e trabalho aos municípios maranhenses.

A palestra da STC foi ministrada pela corregedora-geral do Estado, Ana Karla Silvestre Fernandes, e pela assessora Flávia Ribeiro. Na sua fala a corregedora destacou o diagnóstico das contratações pelo Governo do Maranhão, as inovações e mudanças realizadas pela Secretaria de Transparência, como a ampliação da transparência das licitações, aperfeiçoamento da gestão com capacitação de servidores e empresários, orientações aos gestores e recomendações em auditorias, além dos novos normativos, como a regulamentação das leis Anticorrupção e de Acesso à Informação e o decreto que regulamenta o Portal de Compras Governamentais.

“Prevenindo e apresentando o conhecimento necessário existirão avanços”, comentou Ana Karla Silvestre sobre os trabalhos instrutivos da Corregedoria-Geral do Estado. “Por isso, dentro das competências da Corregedoria, nós atuamos continuamente para capacitar servidores públicos e empreendedores para fazer com que os diálogos entre esses setores sejam probos e transparentes”, completou.

Em seguida, a assessora da corregedoria, Flávia Ribeiro, deu continuidade à palestra apresentando os meios para evitar problemas na execução dos contratos administrativos. Ela apresentou o conceito de compras públicas, licitação, dispensa e inexigibilidade. Flávia também falou sobre a preparação que os empresários precisam ter para entrar em um processo licitatório e, posteriormente, executar os contratos. A assessora, por fim, deu dicas de análise de edital, falou das legislações, dos prazos e das sanções nos processos de compras governamentais.

O diretor superintendente do Sebrae no Maranhão, João Martins, avaliou como positiva para o Maranhão a parceria entre o Sebrae e a Transparência. “A construção dessa parceria entre Sebrae e a Secretaria de Transparência e Controle tem sido fundamental porque ela traz credibilidade para o evento”, afirmou Martins. “Com essa parceria nós validamos a proposta do Sebrae de capacitar representantes das micro e pequenas empresas de forma republicana, obedecendo os marcos regulatórios de acesso ao mercado”, completou.



Fonte: ASCOM





Veja outras notícias em portalsinalverde.com Curta nossa página no Facebook. Envie informações à Redação do Portal por WhatsApp pelo telefone (99) 98813-0035.

MAIS NOTÍCIAS


COMENTÁRIO



ENQUETE
Os "Memes" que são projetados para o jogador Neymar refletem a insatisfação do desempenho em campo?



© 2013 - 2018. Todos os direitos reservados - Sistema Sinal Verde de Comunicação