Educação

Reeducandos são certificados em cursos EaD ofertados pela UEMA

11/02/2019 10h04         426

Reeducandos do sistema prisional do Maranhão recebem certificados de Cursos Abertos oferecidos pela Universidade Estadual do Maranhão (UEMA), por meio do Núcleo de Tecnologias para Educação (UEMAnet). A capacitação é resultado de uma parceria entre a Universidade e a Secretaria de Estado de Administração Penitenciária do Maranhão (SEAP).

Os cursos são ministrados através de uma plataforma online com material completo, disponibilizado no Ambiente Virtual da UEMA. Os alunos têm acesso a todo conteúdo com aulas e materiais complementares. Os Cursos Abertos consistem em uma modalidade de qualificação gratuita, disponibilizada pelo UEMAnet e, pela primeira vez, foi utilizada dentro de uma unidade prisional da capital.

Como o acesso é via internet e os reeducandos não podem conectar-se livremente à web, o Núcleo atendeu ao pedido da SEAP e disponibilizou um link dedicado para os cursos. Assim, eles puderam realizar matrícula e assistir às aulas, além de contar com todos os recursos disponíveis na plataforma.

Para a coordenadora geral do UEMAnet, profª. Dra. Ilka Serra, esse foi um grande passo na tarefa de romper as barreiras do ensino: “Para nós do UEMAnet é uma grande satisfação poder realizar uma parceria como essa. A todo tempo falamos de democratização do ensino em suas diversas categorias e, com esse exemplo, vemos a concretização do nosso discurso em ação. Por meio da Educação a Distância (EaD), a UEMA tem facilitado o acesso a cursos livres, graduação, pós-graduação, entre outros”.

A parceria tornou-se um estímulo a mais para a equipe do UEMAnet que pesquisa e aprimora de forma contínua novas maneiras para conectar mais pessoas com os Cursos Livres. “Esse exemplo nos faz pensar em novas ferramentas, novas perspectivas, para que esse conhecimento seja cada vez mais democratizado” – finalizou a coordenadora.

MODALIDADE – Os Cursos Livres, conhecidos internacionalmente como MOOCs, tornaram-se um fenômeno no universo da Educação. A UEMA, por meio do UEMAnet, oferece, atualmente, 29 cursos nessa modalidade que é totalmente gratuita, 100% online e com o material completo, disponibilizado na Plataforma Virtual da universidade.

Gestão, Engenharia, Biologia, Direito, Geografia, Educação, Turismo, Agronomia, Filosofia, Tecnologia da Informação são algumas das áreas ofertadas na plataforma. Os cursos abertos possuem carga horária pequena, garantindo rápido aprendizado e ainda temas específicos, sendo considerada uma educação informal e de duração variável, ideal para quem deseja adquirir e aperfeiçoar os conhecimentos. Foram essas características que fizeram dos MOOCs uma das modalidades mais atrativas da atualidade.



Fonte: ASCOM





Veja outras notícias em portalsinalverde.com Curta nossa página no Facebook. Envie informações à Redação do Portal por WhatsApp pelo telefone (99) 98813-0035.

MAIS NOTÍCIAS


COMENTÁRIO



ENQUETE
A comemoração do Dia dos Pais, no meio midiático, tem a mesma proporção na estratégia de venda como o Dia das Mães?



© 2013 - 2019. Todos os direitos reservados - Sistema Sinal Verde de Comunicação