Em meio ao mercado cada vez mais competitivo e com o acesso a uma enorme variedade de produtos e serviços, a grande preocupação para as empresas é buscar alternativas para fidelizar o cliente. O consumidor, além de estar mais informados do que nunca, possui acessos a vários canais de informações que possibilitam sempre melhores alternativas: produtos, serviços e preços. Com estes fatores, surge a pergunta: o que os clientes esperam em uma compra?
É muito importante entender que clientes buscam soluções para seus problemas e a satisfação do comprador, após uma compra, irá depender se o que está sendo ofertado irá atender suas expectativas. Apesar das empresas buscarem o máximo no indice de satisfação, não basta só isso. É de grande relevância entender que, na falta e nas limitações, os níveis de aceitação tendem a cair.
Então o que fazer? O comportamento do consumidor varia em todos os aspectos e as expectativas também. E isto é influenciado com base em compras anteriores, feedback de amigos e informações fornecidas pelas próprias empresas. O segredo é equalizar as expectativas para o que se pode oferecer. A decisão de um cliente em permanecer fiél à empresa ou de romper a relação dependerá do somatório de muitos pequeno contatos com ela.
Portanto, medir o grau de satisafação do cliente com frequência é de grande valia para que se possa retê-los. Desta forma, as empresas devem estreitar os canais de comunicação e assim ter os clientes sempre comprando. É com base nestes aspectos, que as organizações serão capazes também de mensurar se as estratégias implementadas estão alcançando os elevados indices de satisfação. Caso contrário, é a hora de reavaliar o planejamento! A dica final é não deixar pra depois, pois o mercado é competitivo. Pense nisso !