A ida ao cinema é considerada um dos programas mais corriqueiros dentre as possibilidades de lazer do caxiense. Porém, apesar da aparente trivialidade dessa atividade, assistir a um filme em um cinema, atualmente, não pode ser considerado um programa de baixo custo, o que dificulta o acesso das classes populares.
Pensando nisso, professores da Unidade Integrada Jacira Gonçalves Vilanova proporcionaram uma aula passeio aos seus alunos no Cinema do Caxias Shopping, por meio do Projeto “A GENTE NÃO QUER SÓ COMIDA, A GENTE QUER COMIDA, DIVERSÃO E ARTE”.
O objetivo deste projeto é inserir a arte do Cinema no processo de ensino-aprendizagem por meio de uma visão multidisciplinar, como um meio de aproximar o público estudantil da narrativa audiovisual e promover a integração e o desenvolvimento social, além de oferecer momentos de lazer aos alunos.
O projeto teve parceria com a rede de cinemas Multicine Caxias, que viabilizou através de seu projeto Cine Escola a oportunidade dos alunos de assistirem uma sessão de cinema 3D em uma sala reservada a eles.
O projeto contou com esforços da gestão escolar na pessoa da professora Divanilde Pereira, e dos professores idealizadores do projeto: o professor de Ciências Biológicas Gilberto Medeiros, e Raquel Curceli, professora de Língua Portuguesa.
Através de uma mobilização conjunta, toda a escola trabalhou em prol deste objetivo, por meio da venda de uma rifa de uma cesta de guloseimas, onde cada aluno ficou responsável para vender 5 pontos, ajudando-o assim a pagar o seu ingresso no cinema.
Segundo os idealizadores, o projeto é uma gota no oceano, mas aponta uma outra maneira de trabalhar questões interdisciplinares e além de tudo com um cunho social de proporcionar a um grupo de alunos carentes uma manhã de lazer e divertimento, assistindo um filme com direito a pipoca e refrigerante. Um impacto importante em termos de cidadania, de autoestima, e das pessoas pensarem e sentirem que elas também são importantes.