As obras de construção do novo campus da Universidade Estadual da Região Tocantina do Maranhão (Uema Sul), em Imperatriz, estão em fase bastante adiantadas. Na atual, estão sendo realizados os serviços de terraplanagem, que estão 95% executados. A estimativa do início da etapa de fundação é para os próximos 15 dias.
Estimativa do início da etapa de fundação é para os próximos 15 dias
Realizada pela Secretaria de Estado da Infraestrutura (Sinfra), a construção conta com um orçamento de mais de R$ 11 milhões. Serão 20 salas de aula, uma de controle, quatro para administração, uma de informática, quatro de manutenção técnica, 21 laboratórios, auditório, cantina, cozinha, oito banheiros, uma biblioteca e estacionamento. O prédio terá dois pavimentos: 2.992,91 m² no térreo e 2.986,45 m² no superior.
Segundo o secretário da Sinfra, Clayton Noleto, esta iniciativa é fundamental por possibilitar melhores condições para a produção e desenvolvimento dos conhecimentos regionais. “A obra está avançando, já vamos iniciar a parte de edificação, estamos trabalhando firme para que possamos finalizar o quanto antes e fortalecer ainda mais o desenvolvimento do ensino universitário na região Sul e Sudoeste do Maranhão”, acrescentou.
O novo campus abrigará o Centro de Ciências Agrárias, atendendo diretamente aos cursos de Medicina Veterinária, Agronomia e Engenharia Florestal e está sendo construído próximo ao Parque de Exposições Lourenço Vieira da Silva, na BR-010, em um terreno doado pelo Sindicato Rural de Imperatriz.
A construção deste espaço atende a um desejo de décadas da comunidade acadêmica. “Estamos bastante satisfeitos da forma rápida como nossas demandas estão sendo atendidas. Em breve teremos um novo campus, que é a resposta de uma luta histórica e um restaurante universitário no campus do Centro”, avaliou o coordenador do Diretório Central do Estudantes, Júlio César Nascimento.
A reitora Elizabeth Nunes destacou que o novo campus oferecerá condições para que a universidade alcance melhor o tripé ensino, pesquisa e extensão. “A obra de construção do campus de Ciências Agrárias está em pleno andamento e representa um grande passo para a consolidação da Uemasul. O prédio contará com espaços adequados com melhores condições de ensino, pesquisa e extensão”, finalizou.