Segundo informe do Governo do Estado, a motivação para o adiamento do concurso da Polícia Militar do Maranhão foi a inclusão de novas cidades como polos para a realização de provas, aumentando o número de locais onde serão distribuídos os candidatos inscritos. As inscrições começariam na última segunda-feira, mas foram adiadas para fazer os ajustes.
A medida foi tomada para reduzir a necessidade de viagens e deslocamentos. Ainda de acordo com as informações, uma das cidades-polo será Imperatriz.
Serão ofertados mais de 1.171 vagas e formação de cadastro de reserva para o cargo de soldado da Polícia Militar do Estado do Maranhão (PPMA) e de 43 vagas e formação de cadastro para o cargo de 1ª Tenente do quadro de Oficiais de Saúde da corporação.
Um das inovações é a ampliação da idade máxima exigida para o cargo de soldado, para o qual podem concorrer candidatos entre 18 e 30 anos, dois anos a mais do que era observado nas gestões anteriores.
Os candidatos precisam ainda ter concluído ensino médio ou formação técnica profissionalizante de nível médio. Para o cargo de Tenente do quadro de Oficiais de Saúde da PMMA, podem se inscrever candidatos de até 35 anos.