Caxias

ORGANIZAÇÃO INTERNACIONAL DIVULGA NOS ESTADOS UNIDOS VÍDEO SOBRE SITUAÇÃO DE CRIANÇAS EM LIXÃO NO BAIRRO TESO DURO, EM CAXIAS

22/02/2021 19h30         214

Por Edmilson Sanches *

Recebi e repasso um vídeo de quatro minutos feito para público dos Estados Unidos. Esse vídeo mostra uma situação e uma ação no bairro Teso Duro, em Caxias (MA). A situação é a de crianças expostas a situação degradante  --  “trabalhar” em um lixão da área. A ação é a intervenção religiosa de uma organização ou movimento internacional chamado “TMC”. A partir da sigla fui pesquisar sobre essa entidade e localizei a fonte do vídeo, cujo “link” é este: https://www.tmcbrasil.com/updates-reports .

“TMC” é a sigla pela qual é mais conhecido a organização religiosa The Mailbox Club. TMC teve início em 1965, fundado por George Bruce Eager e sua esposa, Laura, na pequena cidade de Valdosta (78 km2 e menos de 50 mil habitantes), na Georgia, Estados Unidos. Após a morte do primeiro filho  -- George Bruce Jr., aos sete anos de idade --, o casal passou a desenvolver intenso trabalho de evangelização para crianças, ministrando lições e aconselhamentos bíblicos. E para dar mais efetividade, o casal passou também a enviar lições e questionários às crianças e aos jovens por via postal  --  daí o nome: The Mailbox Club (ou clube da caixa de correio, em português).

As ações e lições do TMC já estão traduzidas em mais 90 idiomas, em mais de 100 países. George e Laura Eager casaram-se em 1942 e tiveram outros cinco filhos, além do falecido George Jr. Antes de assumir a fazenda, com a morte do pai, George Eager foi engenheiro de vendas da Westinghouse e militar (tenente) condecorado na Segunda Guerra Mundial. Com o trabalho religioso, tronou-se escritor, autor de vários livros bíblicos e de aconselhamento para jovens e casais.

A missão da TMC é “ganhar as crianças e jovens do mundo para Cristo e ajudar a nutri-los para que cheguem à maturidade espiritual através de cursos bíblicos e se filiem a uma igreja local”. A TMC envolve igrejas de variadas denominações (Assembleia de Deus, Batista e outras).

O vídeo sobre as crianças no Teso Duro começa mostrando imagens de crianças e urubus no lixão do Teso Duro. Como na maioria dos casos da espécie, o vídeo é utilizado para sensibilizar doadores e captar recursos para a ação ministerial da TMC. Impacta ver crianças tão novas e com direito a um presente e a um futuro saudável serem expostas assim, pela dura realidade que levam (ou levavam) na catação de lixo, expondo-se a riscos desumanos, desde a ingestão de restos contaminados de comida (vê-se no vídeo uma criança mastigando algo) ao próprio risco da contaminação, adoecimento e, até, morte, sem falar no justo direito  -- negado --  à fruição da infância como deveria ser (brincadeiras, alegria, alimentação adequada, escola...).

Algumas crianças são mostradas de mais de perto e uma delas, uma menina, diz o nome e informa que mora no Teso Duro e “trabalho aqui, no lixão”.

Abaixo, reproduzo o texto que o TMC divulgou sobre a ação em Caxias. Para os que residem em Caxias e tiver condição de informar sobre como anda a situação dessas crianças no Teso Duro, abro espaço para inserção neste texto, tão logo eu receba o relato ou comentário. Grato. Eis o texto da TMC; o Clube Investigadores, de que trata o texto, é a denominação sob a qual o TMC ministra cursos bíblicos para crianças e jovens:

*

“Em agosto de 2020 foi inaugurado um novo Clube de Exploradores presencial (Clube Investigadores), no Teso Duro, na periferia de Caxias, no Maranhão, próximo ao lixão da cidade. No primeiro dia de aula, logo após a aula, a professora perguntou quem gostaria de aceitar Jesus como seu Salvador. Para surpresa de todos, 24 crianças levantaram as mãos!

O Clube de Exploradores de Caxias continuou a reunir-se semanalmente até terminar o primeiro caderno de exercícios. Isso significa que essas crianças não foram apenas evangelizadas, mas também discipuladas na Palavra. E logo eles começarão o segundo livro de exercícios, de modo que serão ainda mais encorajados e ensinados à medida que continuam em seu caminho para o crescimento e maturidade espiritual.

 E isso não é tudo: as mães perguntaram se elas também poderiam ter um estudo bíblico do Explorers Club. Claro que dissemos, "por todos os meios!" As crianças levam para casa o que aprendem e muitas vezes seus pais, irmãos e vizinhos são expostos ao Evangelho por esses pequenos - mas altamente eficazes - missionários.”

Em seu “site” (tmcbrasil.com), lê-se também legenda sob cinco fotos de crianças com publicações tipo revistas da TMC: “Em agosto [de 2020], um novo Clube Investigadores presencial começava em Teso Duro, na periferia de Caxias, Maranhão. No dia da primeira classe, após dar a lição, a professora perguntou quem gostaria de aceitar a Cristo como seu Salvador. Para a surpresa de todos, 24 crianças levantaram o braço, indicando que desejavam tomar essa decisão!” Logo em seguida, convida: “Veja o vídeo feito para o nosso jantar anual especial, clicando aqui.” E a observação: “(O vídeo está em inglês pois foi feito para ser mostrado nos Estados Unidos)”.

*

A situação de degradação da infância não é uma “exclusividade” de Caxias nem do Maranhão ou do Brasil. Conhecê-la é uma necessidade cívica e combatê-la, uma obrigação humana, política, econômica, social, educacional.

 

Pata o leitor interessado, eis os “links” de pelo menos outros dois textos que escrevi sobre o lixão em Imperatriz (MA) e a situação dos garis:

O LIXO E A VIDA / A VIDA É UM LIXO:

https://www.facebook.com/photo/?fbid=2110957452117&set=a.1885778942795

PRECONCEITO, O LIXO DE MAIS DIFÍCIL RECICLAGEM...:

https://www.facebook.com/edmilson.sanches.9/posts/10220830498730877

 

* EDMILSON SANCHES

edmilsonsanches@uol.com.br

Administração - Comunicação - Desenvolvimento - História - Literatura

PALESTRAS, CURSOS, CONSULTORIAS

 

Fotos: Imagens em "print screen" do vídeo de TMC - The Mailbox Club.





Veja outras notícias em portalsinalverde.com Curta nossa página no Facebook. Envie informações à Redação do Portal por WhatsApp pelo telefone (99) 98813-0035.

MAIS NOTÍCIAS


COMENTÁRIO



ENQUETE
Discórdias, individualismo e narcisismo. As mídias sociais ajudam a impulsionar esses comportamentos de internautas?



© 2013 - 2021. Todos os direitos reservados - Sistema Sinal Verde de Comunicação