Saúde

Maranhão recebe novas vacinas AstraZeneca e CoronaVac e inicia preparativos para chegada das primeiras doses da Pfizer

30/04/2021 21h44         222

Distribuição deve iniciar neste sábado (Foto: Márcio Sampaio)

O Governo do Maranhão recebeu, nesta sexta-feira (30), nova remessa de imunizantes contra o coronavírus (Covid-19). São 126.400 doses de vacinas, sendo 2.400 de CoronaVac e 124.000 de AstraZeneca, que começam a ser distribuídas ainda neste fim de semana. 

“A distribuição deverá ser iniciada a partir deste sábado. A logística continuará a mesma, ou seja, via parceria com o Centro Tático Aéreo, com o uso de helicópteros e as vans refrigeradas. A dispensação das vacinas continuará obedecendo ao decreto estadual de envio somente aos municípios que alcançarem 70% do público-alvo preconizado”, disse a superintendente de Epidemiologia e Controle de Doenças da SES, Tayara Pereira. 

As doses enviadas pelo Ministério da Saúde foram armazenadas na Rede de Frio da Secretaria de Estado da Saúde (SES), onde passarão por recontagem e, depois, distribuição aos municípios maranhenses.  
Para a distribuição continuar acontecendo em tempo recorde, a SES atua em parceria com a Secretaria de Segurança Pública (SSP), que administra o uso do avião do tipo King Air e dois helicópteros do CTA.

Também são usadas vans refrigeradas para o transporte terrestre, que além de distribuir as vacinas aos municípios da Região Metropolitana, também saem das Regionais de Saúde em direção aos municípios contemplados. 

Com a nova remessa, o Maranhão totaliza 1.712.190 doses recebidas, sendo 656.750 da AstraZeneca e 1.055.440 doses da CoronaVac. 

Vacina da Pfizer

Além de organizar a distribuição das vacinas que chegaram, o Governo também iniciou os preparativos para receber o primeiro lote das doses da vacina Pfizer/BioNTech. A previsão é que as doses cheguem ao estado na próxima semana. 

Em razão da vacina precisar ser armazenada em ambientes com temperaturas entre -25°C e -15°C, por no máximo 14 dias, a Rede de Frio fará esse acondicionamento em ultrafreezers.

Por conta disso, a distribuição deverá ser realizada somente para a capital São Luís, conforme orientado pelo Ministério da Saúde. Aproximadamente 10 mil doses do imunobiológico serão enviadas ao Maranhão. O intervalo da aplicação entre a primeira e segunda dose é de 21 dias.

FONTE: ASCOM





Veja outras notícias em portalsinalverde.com Curta nossa página no Facebook. Envie informações à Redação do Portal por WhatsApp pelo telefone (99) 98813-0035.

MAIS NOTÍCIAS


COMENTÁRIO



ENQUETE
A forma como as vacinas estão sendo aplicadas em todo Brasil, é possível que a população esteja vacinada até o fim do segundo semestre?



© 2013 - 2021. Todos os direitos reservados - Sistema Sinal Verde de Comunicação